Prémio de História local Dr. Manuel Monteiro
No passado dia 20 de setembro foi apresentado, na sala Manuel Monteiro da Biblioteca Pública de Braga, o “Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro”.
Organizado com o intuito de estimular a publicação de estudos histórico-sociais sobre Braga, na perspetiva de valorizar um setor de investigação de crescente importância no quadro do aprofundamento da matriz identitária e comunitária, o Município de Braga instituiu este Prémio. Trata-se de uma distinção bienal criada em homenagem ao bracarense Manuel Joaquim Rodrigues Monteiro (1879-1952), ilustre escritor, arqueólogo, etnólogo, magistrado, diplomata e crítico de arte, cuja obra representa um património importante para a cultura nacional e um motivo de orgulho para os bracarenses.
A Biblioteca Pública de Braga é detentora da livraria particular deste distinto bracarense. Instalada em sala própria, inaugurada em 1957, reúne obras de história de arte, arqueologia, história e literatura, bem como alguns manuscritos e o arquivo fotográfico de Rocha Peixoto, depositado no Museu Nogueira da Silva. Esta personalidade por diversos momentos, recolheu importantes apoios para esta instituição e defendeu de forma empenhada o património documental e bibliográfico bracarense contra o centralismo de Lisboa. É ainda de referir o influente apoio que o Dr. Manuel Monteiro deu para a cedência à Biblioteca e ao Arquivo do arruinado palácio do Arcebispo D. José de Bragança, parcialmente destruído por um incendio em 1866 e desde então abandonado, bem como da ala medieval do antigo Paço Arquiepiscopal. Temos, por isso, a grata satisfação de nos associar a esta iniciativa e de divulgar este prémio, procurando estimular e promover a maior participação possível junto da comunidade.
As candidaturas a este Prémio estão abertas, até 30 de novembro, a trabalhos originais sobre historiografia de Braga, a nível administrativo, antropológico, patrimonial, político, económico, social, cultural, artístico, religioso, entre outros. O autor do melhor trabalho será laureado com 2500 euros e verá o seu trabalho publicado.
Participe na 1ª edição deste prémio! Promova a história local!
Anexo: Breve Biografia de Manuel Monteiro
Regulamento do Prémio de História local