O Documentário

A exposição patente ao público no átrio da Reitoria do Complexo do Largo do Paço, em Braga, organizada no âmbito do ciclo expositivo que se designou de «Obras Intemporais», centra a sua atenção no relato do Padre Francisco Álvares, publicado em 1540, sob o título «Ho preste Ioam das Indias : Verdadera informação das terras do Preste Joam … ». Este texto, que passou a ser uma das obras fundamentais da produção literária associada à demanda do Preste João pelos portugueses, deu um contributo fundamental para o conhecimento geográfico europeu daquela região no século XVI.

Apesar de se tratar de uma fonte documental de inestimável importância para a construção da nossa história, sabemos de antemão que não é fácil fazer chegar a um público alargado o seu conteúdo e o legado que nos deixou. Tomando por base estas premissas, inicia-se uma rubrica complementar ao formato expositivo tradicional que se intitula – Um Investigador Apresenta – contribuindo com o que de mais valioso podemos obter numa Universidade : o trabalho dos investigadores, o seu conhecimento especializado e a investigação que realiza.

Para o efeito, e procurando suscitar outras aproximações, outros encontros entre este conhecimento especializado e uma comunidade mais ampla, concebeu-se um pequeno documentário que, com a inestimável colaboração do Prof. Doutor António Manuel Lázaro, enquadra e complementa a obra central da exposição que nesta ocasião se exibe.

 

O Investigador

Prof. Doutor António Manuel Lázaro

Licenciado em História (1984) e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (1991) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em História, ramo de História Moderna, pela Universidade do Minho (2006), com uma dissertação intitulada: O Grande Lagarto: O Mar Vermelho nos primórdios da presença portuguesa no Oceano Índico (1487-1521). Enquanto investigador – integrado no Lab2PT (Laboratório de Paisagens, Património e Território)/Universidade do Minho e associado do CHAM – Centro de Humanidades/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores, tem dedicado atenção à História dos Descobrimentos e da Expansão Portugueses, designadamente nas áreas de interação com o mundo árabe e islâmico, à edição de fontes e à criptografia histórica. Na qualidade de docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, para além de lecionar unidades curriculares nas áreas já identificadas, exerceu as funções de Diretor do 1.º ciclo de estudos em História, de Diretor do Departamento de História e de Coordenador da área de especialização em Ensino de História e Geografia do Mestrado em Formação de Formadores (no âmbito do programa de assessoria científica e pedagógica prestada pela Universidade do Minho ao Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste/Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação/Universidade Nacional Timor Lorosa’e). Atualmente, exerce as funções de Diretor do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.