Mário Soares – 1924 – 2017
Data: 6 de fevereiro a 3 de março 2017
Local: Átrio da Biblioteca Pública de Braga – Praça do Município
segunda a sexta feira das 9:00h às 12:30h, das 14:00h às 17:30h
A Biblioteca Pública de Braga assinala a morte de Mário Soares com a organização de uma exposição bibliográfica evocativa da sua vida e obra. Como político, que dispensa apresentações, podemos sumariamente referir que participou nas grandes transformações políticas e sociais ocorridas em Portugal: a oposição ao Estado Novo, a implantação e consolidação do regime democrático após o 25 de abril de 1974, e a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Como autor, colaborou em vários jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, com destaque para a Seara Nova, O tempo e o Modo, Visão, Diário de Noticiais e El Pais. Publicou diversas obras, de que se destaca Portugal Amordaçado (1974), obra originalmente publicada em França (Le Portugal baillonné, 1972) e traduzida para várias línguas. Tem igualmente reunido em livros (Intervenções I a X, 1978-1996) os seus principais discursos e intervenções públicas enquanto Presidente da República.
Com cariz essencialmente bibliográfico e documental, a exposição procura retratar o seu percurso de vida através das obras de e sobre Mário Soares, incluindo diversas biografias, livros de entrevistas, fotobiografias, e um pequeno apontamento com cartoons e publicações periódicas.
Em síntese, a Biblioteca Pública de Braga, no âmbito das comemorações dos seus 175 anos, e por ocasião da morte de Mário Soares, promove uma exposição sobre o um dos mais importantes políticos portugueses da segunda metade do século XX.
Mais informações:
Biografia: http://www.fmsoares.pt/mario_soares/
Bibliografia: http://www.fmsoares.pt/mario_soares/bibliografia
Prémios nacionais e internacionais: http://www.fmsoares.pt/mario_soares/premios