Raul Brandão

Raul Brandão – 1867 – 1930

Data: 15 de março a 14 de abril 2017
Local: Átrio da Biblioteca Pública de Braga – Praça do Município
segunda a sexta feira das 9:00h às 12:30h, das 14:00h às 17:30h

Por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão, a Biblioteca Pública de Braga assinala esta data com a organização de uma exposição bibliográfica evocativa da sua vida e obra.

Jornalista, militar e autor de obras que vão do romance ao teatro, Raul Brandão nasceu na Foz do Douro, em 1867, numa família de pescadores. Depois de completar o curso dos liceus e de frequentar o Curso Superior de Letras, ingressa em 1888 na carreira militar, de que se reformou em 1911 no posto de capitão. Cedo foi atraído para o exercício do jornalismo (1885 colaborador em “O Andaluz”), em 1889 acompanhou de perto os manifestos simbolistas das revistas “Boémia Nova” e “Os Insubmissos”. Em 1890 publicava o seu primeiro livro, “Impressões e Paisagens”, em 1892 colaborava no panfleto de inspiração anarquista “Os Nefelibatas”, em 1894 dirigia com Júlio Brandão a “Revista de Hoje”, em 1921 está ao lado dos que fundaram a “Seara Nova”.

A sua vida decorreu depois entre a Foz do Douro e a Casa do Alto (quinta perto de Guimarães) que lhe proporcionou um contacto direto com a terra e os ciclos da natureza, e prolongadas estadas em Lisboa. Conviveu, entre outros, com Pascoaes, Correia de Oliveira, Batalha Reis, Jaime Cortesão, Aquilino, Manuel Mendes, António Nobre, e Columbano, que lhe pintou dois retratos. A sua biblioteca e o seu espólio de encontram-se depositados na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.

Integrada no âmbito das comemorações dos 175 anos da Biblioteca Pública, a exposição, com cariz bibliográfico e documental, reúne um conjunto de obras de sua autoria, por si prefaciadas e em colaboração com outros escritores, bem como a sua correspondência. Mostram-se ainda biografias, trabalhos académicos, de homenagem e análise à sua obra, colóquios e congressos que tiveram como temática a vida e obra de Raul Brandão.
Mais informação:
http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xx/raul-brandao-35424.html#.WNjy6Ek2yUk